terça-feira, 22 de novembro de 2011

Plano de Aula - Camila e Sophia

Na aula de hoje meus colegas vão entregar um plano de ensino envolvendo jogos. Estou doente e não poderei ir até a aula. Assim, vou disponibilizar o  plano de ensino que eu e a colega Sophia elaboramos.


·         Ementa da Disciplina
Números Inteiros com turmas de 7º ano (antiga 6ª série)


·         Objetivos
Fazer com que os alunos consigam compreender o significado dos números inteiros e consigam fazer soma e subtração com eles.


·         Conteúdos
Soma e subtração de números inteiros.

·         Metodologia
Desenvolveremos os números inteiros através do jogo BINGO 10. O jogo funciona da seguinte forma:
É uma adaptação do tradicional bingo que vai de 1 à 100.
O bingo 10 limitou-se aos números de 0 à 9, mas as cartelas se apresentam com números de – 9 a 9, ou seja, vamos jogar com números inteiros positivos e números inteiros negativos.
Quando um número for sorteado, marca-se na cartela todos os números (conforme o sorteado) negativos e positivos. Para ganhar a rodada o jogador tem que fazer exatos 10 pontos na cartela. O professor escolhe quantas rodadas vão ter, neste caso o jogo terá 3 rodadas, e assim a pontuação final  é de 30 pontos.

Recursos de Ensino
Folhas de sulfite
10 bolinhas de isopor
Régua
Tesoura
Canetinha
Saco para embaralhar as bolinhas
Peças para marcar os números na cartela (feijão, bolinha de papel, tampinha de garrafa pet, ...)

Preparo do Material 
Cortar a folha de sulfite em quatro retângulos iguais.
Em cada retângulo, faça uma margem com a canetinha e simetricamente, 5 linhas na vertical e três na horizontal, de tal modo que cada cartela passe a conter 15 quadrados.
A numeração de cada quadrado pode ser feita aleatoriamente desde que na soma total, entre números inteiros positivos e números inteiros negativos, tenha pelo menos 10 pontos.
Em cada bolinha de isopor escreva os números de 0 a 9 com a canetinha.

Exemplo de uma cartela:

 Dinâmica e tempo de aula
Grupos com 4 alunos
3 aulas


Avaliação 
Entregaremos folhas para que nelas os alunos escrevam as operações, mostrando passo a passo o que fizeram para encontrar o resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário