Plano de aula
Duração: duas aulas
Assunto: Introdução do plano cartesiano
1º) Cada aluno deverá possuir uma folha de papel quadriculado.
2º) Demarcar os eixos das abscissas (x) e das ordenadas (y) com unidade específica e única entre os mesmos.
3º) Inicialmente, o jogo deve conter os números naturais inteiros, passar pelos números racionais (fracionários e decimais em jogos distintos) e por ultimo os reais, para fortalecer a idéia de Conjuntos Numéricos, assim como a localização espacial no plano cartesiano, como mostra a 2º (figura).
4º) Cada jogador coloca no plano cartesiano alguns pontos aleatórios, como mostra a 3º figura.
5º) “O jogador deve representar cada ponto pelo seu par ordenado, como mostra a 3º figura”.
6º) Generalizaríamos os pontos pela notação (x,y), mas observando que para cada ponto o valor de x e de y se modifica.
7º) A 5º figura nos dá a idéia de como iniciar “As Batalhas Navais” com Números Naturais, fortalecendo assim a idéia de plano cartesiano e suas coordenadas.
As regras do ‘jogo’ pode ser sugerida pelo professor, mas pode sofrer variações desde que haja acordo entre os pares no início de cada jogada.
FIGURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário