:: Plano de AULA
Ano Letivo: | 2012 |
Disciplina: | Matemática |
Assunto: | Teoria de Conjuntos |
Ano: | 1º - Ensino Médio |
Semestre: | 1º |
Carga Anual: | 1h40min |
Ementa |
- Introdução de Teoria de Conjuntos; - Igualdade de Conjunto; - Conjunto unitário, vazio e universo; - Intersecção de Conjuntos; - União de Conjuntos. |
Objetivos Gerais |
• Introduzir as noções elementares de Teoria de Conjuntos utilizando o jogo “Rummikub” como recurso pedagógico. |
Objetivos Específicos |
• Transmitir noções de Conjunto; • Diferenciar as formas de representação de Conjuntos; • Reforçar notações matemáticas envolvidas na abordagem de Conjuntos (pertence e não pertence). |
Data | Nº de Aulas | Carga Horária | Descrição |
05/03/2012 (Data Fictícia) | 1 | 50 min | 1. Introdução à Teoria de Conjuntos a) Situação problema (cotidiano). 2. Definição 3. Pertinência 4. Igualdade de Conjuntos 5. Conjuntos vazio, unitário e universo 7. Formas de representação 8. Intersecção 9. Exercícios de fixação |
Data | Nº de Aulas | Carga Horária | Descrição |
04/03/2012 (Data Fictícia) | 1 | 50 min | 1. Apresentação do jogo “Rummikub” a) Divisão em grupos b) Regras c) Interação dos alunos com o jogo d) Relatório sobre a aula |
Estratégias Metodológicas |
O conteúdo proposto (Teoria de Conjuntos) será trabalhado de maneira expositiva (giz e lousa). A utilização de jogos como recurso pedagógico será abordada após um esclarecimento prévio do conteúdo. No primeiro momento, será apresentado aos alunos situações cotidianas que envolvam entrevistas em que os alunos podem ser classificados em grupos A, B, AUB, AπB. Para isso situações devem ser propostas, como: Quem gosta apenas de futebol? Quem gosta apenas de Volei? Quem gosta de futebol e Volei? O diagrama de Venn é um recurso interessante para organizar os conjuntos. Utilização de jogos: O jogo cria situações que exigem soluções originais e rápidas. Nesse processo, o planejamentos, a busca por melhores jogadas e a utilização de conhecimentos adquiridos anteriormente propiciam o surgimento de novas idéias, a aquisição de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Investigação, tentativa e erro, levantamento e checagem de hipóteses são algumas das habilidades de raciocínio lógico que estão envolvidas no processo de jogar. O Jogo Rummikub: Objetivo do jogo: Se o primeiro jogador a baixar todas as pedras do seu suporte. Entendendo o jogo: Os jogadores organizam séries de pedras nos suportes sempre que possível. As séries podem ser “grupos” ou “sequencias”. O grupo é formado por três ou quatro pedras de mesmo número e cores diferentes. A sequencia é formada por uma sucessão numérica de três ou mais pedras da mesma cor. O jogo na sala de aula: Objetivo do professor com o jogo: Fixar o conceito de Teoria de Conjuntos; estimular a estimativa de ordem de grandeza de um número natural, estimular o raciocínio lógico e Aperfeiçoar estratégias de jogo. No jogo serão reforçados conceitos e definições de Teoria de Conjuntos como: pertinência, igualdade de conjuntos, intersecções, etc. Para finalizar o assunto, os alunos dever fazer alguns exercícios que servirão de base para complemento da nota final para fechamento do semestre Os recursos utilizados pelo professor para ministrar as aulas consistirão em giz e lousa, data-show e recursos de auxílio pedagógico (Blocos Lógicos). Ponto relevante: O jogo foi escolhido por: - Contemplar dois ou mais jogadores, sendo, portanto, uma atividade que os alunos realizam juntos; - Ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores, ou seja, no final deve haver um vencedor; - Deve permitir aos alunos que assumam papéis interdependentes, opostos e também cooperativos, isto é, os jogadores devem perceber a importância de cada um na realização dos objetivos do jogo, na execução das jogadas, e observar que o jogo não se realiza a menos que cada jogador concorde com as regras estabelecidas e coopere, seguindo-as e aceitando suas conseqüências; - Ter regras preestabelecidas, que não podem ser modificadas no decorrer de uma jogada, isto é, cada jogador deve perceber que as regras são como um contrato aceito pelo grupo e que sua violação representa uma falta; havendo o desejo de fazer alterações, isso deve ser discutido com todo o grupo e, no caso de concordância geral, as novas regras podem ser impostas ao jogo daí em diante; - Haver a possibilidade de usar estratégias, estabelecer planos, executar jogadas e avaliar a eficácia desses elementos nos resultados obtidos, isto é, o jogo não deve ser mecânico e sem significado para os jogadores. Sugestões: - Deixar que os alunos leiam, interpretem e discutam as regras do jogo; - Propor aos alunos que produzam algum registro escrito após o jogo ou que resolvam problemas a partir do jogo. - Propor aos alunos que, em grupos, após manipular o jogo criem seus próprios jogos, envolvendo os conceitos aprendidos. |
Avaliação |
Após o término do conteúdo os alunos deverão entregar um relatório sobre os conceitos aprendidos na aula e sua experiência com o jogo “Rummikub” associado ao conteúdo. |
Recursos de Ensino |
Os recursos utilizados pelo professor para ministrar as aulas consistirão em giz e lousa, e recursos de auxílio pedagógico (jogo “Rummikub”). |
Catherrine e Eloísa, onde posso encontrar o jogo Rummikub, que trata da operação entre conjuntos. Vocês podem ceder o enderço? Ele é grátis? Podem enviar para o meu email?
ResponderExcluireunicemadriz@gmail.com
Desde já agradeço.
Muito bom o conteúdo desse plano de aula.
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