quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plano de Aula Interdisciplinar aplicado na EJA -EM Prof.Armando Grisi"

Plano de aula - 2011 – Confecção de “Porta lixo”
Trabalho Interdisciplinar Intervias/Centrovias:
 Matemática (profª Edna Sakon Banin) e Ciências (profª Sandra                                   )

EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS :
 todas as séries – (02 aulas)
Atividade Prática:
Confecção de um “Porta Lixo” para automóveis, com a forma geométrica de um semáforo.

Assuntos abordados: 
Matemática:  Cálculo da área de figuras planas e do número de peças obtidas por metro de TNT; Construção de figuras geométricas planas.
Ciências: Preservação Ambiental.
Eixo temático: Responsabilidade cidadã: O respeito à vida, natureza e códigos sociais (leis de transito e consciência ecológica)

Objetivo:
Formalizar por meio de atividade prática, conceitos sobre Áreas de Figuras Planas e o cálculo das mesmas, observando na prática a importância de tais conhecimentos matemáticos para  otimizar a confecção de um simples objeto.   Desenvolvimento de atitude cidadã, demonstrando a importância do respeito às leis de trânsito para preservação da vida e da convivência social harmoniosa, assim como a importância em preservar o Ambiente, descartando o lixo em locais adequados.

Material:
3 m de TNT preto (recortar retângulos de 17 cm X 46 cm);
1 placa de EVA vermelho, 1 placa de EVA amarelo e 1 placa de EVA verde (recortar círculos de 2 cm de raio);
Aplicador de cola quente e 5 unidade de refil de cola (colar as laterais do ‘porta-lixo’ e os “sinais de trânsito” (EVA, vermelho, amarelo e verde;
Tesoura de picote

Variações:
Esta construção pode transformar-se em artigo rentável,  despertando no aluno, interesse e a criatividade para descobrir novas habilidades e outras produções, como trabalhos de patchwork e embalagens promocionais.


Um comentário:

  1. Que interessante professora...dá pra trabalhar a geometria (que eu adoro). Vou pensar para fazer com as crianças da ong!
    Patrícia

    ResponderExcluir