terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Diretoria de Ensino de Limeira (Eloísa e Catherrine)



O site da Delegacia de Ensino de Limeira, citado abaixo, segue um modelo organizado que subdivide as diversas informações pertinentes à organização da secretaria (hierarquia de trabalho), editais de concursos, localização e telefones das escolas filiadas e respectivas séries envolvidas, etc.


Um breve resumo do que é disposto no site e quais informações importantes nos traz.

Em “Início”, podemos ver diversos editais de inscrições de cargos administrativos, convites de oficinas, feiras científicas culturais, etc.

O item “Comunicado do Dia”, apresenta uma lista com os meses do ano vigente e em cada mês os lembretes com datas e prazos para substituição de docente eventual, boletim informativo de férias, reposição de paralisação, etc

No outro item “Atribuição de Aulas – 2011”, temos diversas disciplinas com anexos das atribuições de aulas contendo os horários, dias das aulas ao longo da semana e séries respectivas.

No item “supervisão”, o site apresenta uma equipe de 22 supervisores responsáveis pelo trabalho nos nove municípios: Limeira, Rio Claro, Cosmópolis, Cordeirópolis, Iracemápolis, Santa Gertrudes, Ipeúna, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho. Constam também os setores que são atendidos pelos supervisores e os horários de plantões na Diretoria de Ensino (Limeira) e NRTE (Rio Claro) assim como quais são as competências e atribuições do supervisor.

Em “Estudos de Recuperação”, há fichas com questões que auxiliam o professor a se organizar com o conteúdo e avaliação dos alunos, que pode ser organizada em uma planilha.

No item “Equivalência de Estudos”, há uma lista de procedimentos legais administrativos que cabe aos diversos casos em que cada aluno se encaixa, e que são exigidos pela delegacia de ensino.

“Oficina Pedagógica”: Neste item há uma lista de professores e coordenadores responsáveis pelo projeto nas diversas áreas do conhecimento como arte, matemática, etc. Há subitens que dizem respeito à: Certificações, Projeto “Escola da Família”, Projeto “Hino Nacional”, Projeto “Jornal na Escola”, OTs de Língua Portuguesa, Competência Leitora.

Quanto à hierarquia de funcionários, o site apresenta-se do seguinte modo:

- “Administração”: Este item apresenta a equipe administrativa da Diretoria de Ensino de Limeira.
- “Finanças”: Este item apresenta a equipe financeira da Diretoria de Ensino de Limeira.
- “Planejamento”: Este item apresenta a equipe que cuida de questões organizacionais e estratégicas da Diretoria de Ensino de Limeira.
- “Pessoal”: Este item apresenta a equipe que cuida de questões burocráticas ligadas a vínculo empregatício.

Em “processo de promoção” ficam explícitas informações sobre os candidatos que são ou não qualificados, de acordo com L.C. É disponibilizada uma tabela com os dados daqueles que não atendem aos pré-requisitos.

Em “Escolas Estaduais” pode-se ver todas as escolas que fazem parte do conjunto de instituições coordenadas pela Delegacia de Ensino de Limeira e seus respectivos dados (nome da escola, cep, telefone, endereço, etc.)

Ao clicar em “Notícias e Eventos das Escolas”, o visitante pode ver alguns detalhes do que está acontecendo em uma determinada instituição de ensino.

“Legislação”: Esta seção delibera uma lista de resoluções previstas em no estatuto escolar desde os anos de 1984 à 2011.

“Comunicados do D.O. (Diário Oficial)”: Nesta seção há uma divulgação das principais resoluções, portarias, despachos e comunicados importantes aos membros da instituição escolar.

“Localização”: O prédio se encontra no seguinte endereço:

Além do endereço, o site do local apresenta as linhas rodoviárias para quem utiliza ônibus como meio de locomoção, bem como um mapa para aqueles que pretendem ir de carro.

“Fale conosco”: Esta seção permite aos usuários envios de e-mail e acesso à números de telefone para obter informações básicas pertinentes à escolas pela diretoria abrangidas.

“Educação Especial”: A seção propõe um material de apoio voltado para a educação inclusiva, além de conter informes de cursos aos interessados nesta área. Há subitens que permitem acesso direto aos interesses do usuário como: Curso de Formação Especial, 1ª OT Educação Especial 18-03-2011, Terminalidade Específica e Resolução 11.

“Prevenção e saúde nas escolas”: O projeto iniciou-se em 1998, e objetiva a prevenção e promoção da qualidade de vida para o funcionário público atuando no controle de doenças no local de trabalho e priorizando ações educativas.

“Programa Acessa Escola”: Este ao que entendemos trata-se de um projeto que permite à escola utilização de recurso de tecnologia e internet como ferramenta para enriquecer as pesquisas escolares e conhecimento do aluno.

"Apoio a continuidade de Ensino" Entendemos que, neste item, observa-se uma preocupação por parte da Diretoria de Ensino em conjunto com o Governo do Estado – SP, em atribuir o grau de envolvimento entre a gestão (diretora, coordenadora, psicopedagoga, etc.), professores e alunos no quesito de aprimoramento do conhecimento que pode ser experienciado através do desenvolvimento de projetos, aulas preparadas, comprometimento dos alunos com relação aos estudos, HTPC, etc., ou seja, trata-se do modelo ideal que as políticas públicas gostariam que cada escola seguisse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário