quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Plano de aula: Introdução aos Polígonos (Noemi)

Série/Ano: 5ª/6º 
Número de aulas: 1 (50min)

Objetivo
Introduzir o conceito de polígonos, por meio da composição de quadrados e triângulos em dobraduras de papel (Dobradura das Frases), enfatizando que um quadrilátero pode ser decomposto em 2 ou mais triângulos.

Materiais
1 papel color set para o professor

1 folha sulfite para cada aluno

Lápis coloridos

Lousa e giz

Caderno

“Dobradura das frases”

Passos:

- Fazer um quadrado com a folha sulfite;
 - Juntar uma ponta (vértice) do quadrado com a ponta oposta: teremos 2 triângulos. Repetir esse passo com os outros vértices que sobraram: teremos 4 triângulos;
- Marcar bem as diagonais do quadrado. Observar que elas se cruzam em 1 ponto que está bem no meio do quadrado;
- Colocar cada vértice do quadrado no ponto do meio: teremos um novo quadrado menor que o primeiro e com 4 triângulos menores dentro dele;
- Virar o papel do avesso e colocar cada vértice do quadrado menor no ponto do meio: teremos um quadrado menor que o segundo, mas com 8 triângulos.
- Pintar cada um desses triângulos de uma cor diferente e, no verso deles escrever alguma frase (alegre, triste, engraçada) .
- Dobrar a figura de modo que pareça uma flor de 4 pontas.

Esta é uma dobradura simples e é usada para jogar. A brincadeira pode ser feita em dupla ou em um grupo de no máximo 5 pessoas.
Funciona assim: uma pessoa coloca a dobradura entre os dedos polegar e indicador (das duas mãos) e alguém começa dizendo um número. A pessoa que está com a dobradura faz um movimento “abre-fecha” com os dedos de forma que o número de movimentos seja igual ao número dito. Quando terminarem os movimentos, a pessoa que disse o número escolhe uma das cores 4 cores que está vendo. A pessoa que estava com a dobradura nas mãos lê a frase correspondente. Isso se repete até que todos tenham jogado.

Dinâmica da aula e conteúdo

A atividade foi pensada para uma turma de 6º ano, pois as ideias de polígonos utilizadas são básicas, mas introduzimos algumas definições.
A aula inicia-se com a dobradura. O professor faz sua dobradura em um papel color set para que fique visível para a sala toda.
Durante os passos, o professor fala e mostra as características mais importantes de cada polígono. Por exemplo: o quadrado possui 4 lados , 4 vértices e 2 diagonais; o triângulo possui 3 lados, 3 vértices e nenhuma diagonal.
Terminando a dobradura, antes de explicar a brincadeira aos alunos, o professor coloca na lousa uma definição simples de polígonos e o desenho do quadrado e do triângulo como forma de exemplificar essa definição. Diz que existem vários polígonos, que serão apresentados numa próxima aula.
Uma sugestão de definição de polígonos é: “Polígono é uma figura plana que está limitada por segmentos de reta, ou seja, pelos lados da figura. Cada lado cruza exatamente dois outros lados da figura nos vértices.”
Caso perceba que o tempo é curto, o professor pode sugerir aos alunos que terminem em casa a pintura dos triângulos e as frases.

Avaliação

A avaliação é feita durante o momento da aula em que o professor coloca as definições na lousa, pois é o momento em que cada aluno deve rever os conceitos ensinados pelo professor durante os passos da dobradura.


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