quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Larissa e Lucas - Plano de Aula

Este plano tem como objetivo a preparação de uma aula de matemática para alunos de quinta série que acabaram de rever os conceitos de fração equivalente.

Ementa
-Frações equivalentes

Objetivos
-Fixação do conteúdo;
-Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
-Desenvolvimento de estratégias de jogo;
-Observação e concentração.

Conteúdo
O conteúdo abordado nessa aula, será preponderantemente frações. Essa aula é planejada para que seja exclusiva com o jogo, desde a confecção, até a dinâmica em si.

Metodologia
Confecção das peças do dominó pelas próprias crianças: os alunos serão divididos em equipes de 4 membros. Medirão e recortarão retângulos de cartolina medindo 8 cm x 3 cm para a construção das 28 peças que compõe um jogo de dominó. Os números do dominó são substituídos por frações.
As regras do dominó são bastante simples e quase todo mundo conhece. Podem participar 2, 3 ou 4 jogadores. As peças devem ser embaralhadas com as faces numeradas voltadas para baixo. Depois, cada jogador pega sete peças no monte. Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, os jogadores, um a um, vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando. Como o jogo possui números inteiros e frações, cada jogador em sua vez deve saber a fração equivalente para saber se possui tal peça e encaixar em uma das pontas. Se um jogador não tiver nenhuma peça que se encaixe, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as suas peças antes dos outros.

Recursos
Os recursos necessários para esta aula são basicamente aqueles precisos para a confecção do dominó: Cartolina ou papel cartão, tesoura, e lápis coloridos.

Avaliação
A avaliação dos alunos será feita no decorrer da atividade de preparo da peças, e principalmente no decorrer da dinâmica de jogo. Esse é um momento bastante importante para que o professor perceba as dificuldades que cada aluno possui, e se eles realmente entendem o que estão fazendo.


Observação: Existem dominós de frações prontos disponíveis para a venda, porém acreditamos que o processo de confecção das peças, já ajuda a revelar as possíveis dificuldades, e identificar os pontos que precisam ser mais trabalhados, além de principalmente ajudar os alunos a entenderem o jogo e a dinâmica deste. É importante lembrar, que a confecção do jogo não pode ser simplesmente uma atividade de artesanato, durante a confecção, principalmente na hora de se colocar as frações nas peças, é necessário que conceitos sejam fortalecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário